Tens Visto Objetos Estranhos no Céu? São os Satélites “Starlink” do Elon Musk

Elon Musk Starlink

Se tiver visto objectos estranhos no céu ultimamente, provavelmente o que avistou são os Satélites da Starlink do Elon Musk, ou o seu lançamento- nesta fase parecem-se com uma fila de luzes no céu- ou então já em órbita.

O objectivo oficial desta quantidade incrível de lançamentos de Satélites é a construção de uma rede imensa de aprovisionamento de Internet a partir do espaço.

Starlink

Uma grande parte do mundo não tem acesso a Internet de grande velocidade, sobretudo as partes mais rurais. Para resolver isto, Elon Musk anunciou o lançamento de uma frota imensa de Satélites- primeiro 12 mil, mas já está a pedir permissão oficial para poder lançar, no total, mais de 30 mil Satélites.

Detalhes sobre Satélites em Órbita (NASA)
Imagem da Nasa, retirada do Telegraph, com detalhes sobre debris aéreo e satélites em órbita. Houveram 5,450 lançamentos de foguetões com satélites desde 1957, os quais puseram 8,950 Satélites em órbita, 70% dos quais estão a baixa altitude, 5,000 dos quais ainda estão no espaço, e somente 1,950 destes ainda funcionam!

O objectivo é dar sinal de Internet, rápida e acessível, a todo o mundo, sem ter que passar pela instalação de cabos de fibra óptica, sendo que estas instalações são por vezes demorosas, caras, e pouco proveitosas para quem as instala, sobretudo em áreas de pouca densidade populacional.

Pode verificar a visibilidade dos Satélites em vários pontos de Portugal, e do mundo, aqui, ou pode ver especificamente a visibilidade de Lisboa, Braga, Coimbra, Funchal e Porto com as datas em que foram e serão visíveis, entre outros detalhes. Existem mais localidades disponíveis no site principal do Find Starlink.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s