Tens Visto Objetos Estranhos no Céu? São os Satélites “Starlink” do Elon Musk

Elon Musk Starlink

Se tiver visto objectos estranhos no céu ultimamente, provavelmente o que avistou são os Satélites da Starlink do Elon Musk, ou o seu lançamento- nesta fase parecem-se com uma fila de luzes no céu- ou então já em órbita.

O objectivo oficial desta quantidade incrível de lançamentos de Satélites é a construção de uma rede imensa de aprovisionamento de Internet a partir do espaço.

Starlink

Uma grande parte do mundo não tem acesso a Internet de grande velocidade, sobretudo as partes mais rurais. Para resolver isto, Elon Musk anunciou o lançamento de uma frota imensa de Satélites- primeiro 12 mil, mas já está a pedir permissão oficial para poder lançar, no total, mais de 30 mil Satélites.

Detalhes sobre Satélites em Órbita (NASA)
Imagem da Nasa, retirada do Telegraph, com detalhes sobre debris aéreo e satélites em órbita. Houveram 5,450 lançamentos de foguetões com satélites desde 1957, os quais puseram 8,950 Satélites em órbita, 70% dos quais estão a baixa altitude, 5,000 dos quais ainda estão no espaço, e somente 1,950 destes ainda funcionam!

O objectivo é dar sinal de Internet, rápida e acessível, a todo o mundo, sem ter que passar pela instalação de cabos de fibra óptica, sendo que estas instalações são por vezes demorosas, caras, e pouco proveitosas para quem as instala, sobretudo em áreas de pouca densidade populacional.

Pode verificar a visibilidade dos Satélites em vários pontos de Portugal, e do mundo, aqui, ou pode ver especificamente a visibilidade de Lisboa, Braga, Coimbra, Funchal e Porto com as datas em que foram e serão visíveis, entre outros detalhes. Existem mais localidades disponíveis no site principal do Find Starlink.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on google
Google+
Artigos recentes
Inscreva-se no blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para se inscrever neste blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

Join 327 other subscribers

Número de visualizações
  • 1.115.370 hits

Deixe o Seu Comentário!