Sabia que o Cérebro e os Olhos de Einstein estão conservados em Formol?…

As histórias em torno dos restos mortai começaram pouco depois da sua morte em 1955 quando uma autópsia ilegal foi realizada pelo patologista do hospital onde faleceu: Thomas Harvey. De notar que Einstein deixou instruções muito claras e precisas sobre o que fazer aos seus restos mortais: “cremar e espalhar as cinzas secretamente de forma a desencorajar idólatras”.

Apesar das instruções deixadas por Einsteins Thomas Harvey preservou o cérebro de Einstein repartindo-o entre 170 ou 200 partes (não se conhece o número exacto) e removendo, também, os seus olhos que entregou ao oftalmologista de Einstein, o Dr. Henry Abrams, o qual, além de seu médico também tinha sido amigo pessoal e companheiro de lutas a favor da causa judaica internacional.

O cérebro do físico foi guardado num laboratório da Universidade da Pennsylvania e quando Harvey se mudou para o Midwest levou-o consigo. Repetindo a operação sempre que se mudava de casa entregando-o, ao fim de muitos anos, finalmente, ao hospital de Princeton onde tinha feito a autópsia.

Einstein_brain
Uma imagem do cérebro de Einstein

Em 1985 quatro partes do cérebro de Einstein foram finalmente analisadas (este tinha sido, alegadamente, o objectivo inicial de Thomas Harvey) e o resultado publicado numa revista científica. Seguiu-se outro estudo em 1996 e duas partes do cérebro acabaram sendo exibidas ao público, em Londres, em 2012.

Os olhos de Einstein tiveram uma “pós-vida” menos atribulada que o seu cérebro: passaram das mãos de Harvey para as de Abrams para um cofre onde ainda estão hoje. Mas Abrams faleceu em 2009. Os olhos permaneceram num cofre num banco em New Jersey, Nova Iorque, mas a sua “propriedade” transitou para os herdeiros do médico. Têm havido rumores de que serão incluídos em breve num lote de itens a leiloar mas isso violava as intenções do médico e, certamente, as do próprio Einstein e, de facto, tal nunca chegou a acontecer. Até agora…

Fontes:
https://untappedcities.com/2017/03/14/daily-what-einsteins-eyeballs-are-in-a-safety-deposit-box-in-nyc/
https://www.businessinsider.com/amazing-facts-albert-einstein-2016-2
https://jppreston.com/2011/12/14/einsteins-eyes-yeah-theyre-still-around/

Rui Martins

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s