Covid-19: Estranhas Mortes de Médicos por Todo o Mundo

Têm ocorrido mortes estranhas, todas relacionadas com o novo coronavírus. Chefes de serviços médicos, investigadores, a maioria deles críticos a medidas tomadas sobre a crise pandémica. Na Rússia, o método adotado preferencial parece ser, definitivamente as quedas “acidentais” de janelas de hospitais. Nos Estados Unidos, baleados. Na China, por “infeção natural” de Covid-19. Segue a lista dos casos com mais impacto nos mídia internacionais.

7 de fevereiro 2020: morre Li Wenliang, oftalmologista, 34 anos, um dos médicos chineses que tentou alertar a comunidade médica para a possibilidade de se estar perante um novo vírus quando apareceram os primeiros casos de pneumonia atípica em Wuhan. Faleceu no hospital onde estava internado, “supostamente” depois de contrair o novo coronavírus. Depois de o ter tentado silenciar, o Governo declarou-o “mártir”, a maior honra concedida pelo Partido Comunista Chinês.

24 de abril de 2020: morre Natalya Lebedeva, médica em Star City (arredores de Moscovo), responsável pela central de ambulâncias da principal base de treino de astronautas russos, 48 anos. Faleceu no seguimento de uma “queda” da janela do 6.º andar de um hospital em Moscovo. Um relatório inconclusivo aponta a razão da morte como suicídio por ter alegadamente contaminado a sua equipa no centro de treinos de cosmonautas com Covid-19. As autoridades classificaram a morte como acidente trágico.

26 de abril 2020: morre Lorna Breen, diretora do departamento de emergência de New York Presbyterian Allen Hospital, em Manhattan (epicentro da pandemia), 49 anos. Contraiu o vírus e desenvolveu a doença, tendo voltado ao trabalho depois de uma semana e meia de recuperação. Referiu várias vezes a colegas e familiares estar impressionada com a quantidade de pacientes que morria antes mesmo de sairem das ambulâncias. Sem histórico de doenças mentais (depressão,…) comete aparente suicídio.

1 de maio de 2020: morre Yelena Nepomnyashchaya, 47 anos, médica-chefe interina num hospital de veteranos de guerra na cidade russa Krasnoyarsk (Sibéria). Falece no seguimento de uma queda do seu escritório localizado no 5.º andar, uma semana antes. Os média locais referiram que a médica “caiu” da janela enquanto falava com o Ministro da Saúde Regional Boris Nemik sobre a estratégia de adaptar um dos edifícios do hospital em ala para doentes Covid-19.

2 de maio 2020: morre Bing Liu, biólogo-molecular e professor-assistente no departmento “of computational and systems biology at the University of Pittsburgh School of Medicine“, 37 anos. Encontrado morto em sua casa, num homicídio (diversos ferimentos de munição na cabeça, tronco e membros). O aparente assassino, no mesmo dia, Hao Gu, 46 anos foi encontrado morto no seu veículo, aparentemente com um tiro auto-infligido. Bing estava a ponto de revelar descobertas muito significativas sobre o SARS-CoV-2 e suas consequentes complicações celulares. O departamento onde trabalhava tentará terminar a sua investigação científica, em sua honra.

2 de maio de 2020: fica em estado grave Aleksandr Shulepov, médico numa unidade de ambulâncias na Rússia (Voronezh), 37 anos. Estava a ser tratado para a Covid-19 desde 22 de abril, na cidade de Novaya Usman, no próprio hospital onde trabalhava. Aparentemente caiu de uma janela do segundo andar, tendo feito fractura grave do crânio. Aparentemente o seu chefe estava a pressioná-lo para que trabalhasse mesmo estando infectado.

5 de maio de 2020: morre Christopher Steven Tolley, australiano, 47 anos, a fazer turismo em Bali no hotel FaveHotel, em Seminyak. Tendo falhado o check-out, foi encontrado morto na sua cama. As causas da morte ainda são desconhecidas. Por precaução, as autoridades trataram o corpo como se tivesse sido vítima de Covid-19.

Texto de Pedro M. Duarte

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s