Estas são as fotos impressionantes das refinarias do Pars Janoubi no Irão (detidos e desenvolvidos em parte pela Pars Oil and Gas Company– o Qatar também detém e desenvolve parcialmente este projeto).
Pars Janoubi é, de longe, o maior campo de gás natural do mundo. Enquanto que uma grande parte da exploração deste tipo de recursos naturais altamente valiosos no Médio Oriente tendem a ser desenvolvida por grandes multinacionais Europeias e do Norte da América, no Irão o desenvolvimento é feito sobretudo por empresas Estatais.
As refinarias do campo de Pars Janoubi são ainda mais impressionantes se tomarmos em consideração as profundas sanções económicas e constantes ameaças às quais o Irão tem que fazer face.




Muitos criticam, e talvez com alguma razão, o autoritarismo do Irão, como por exemplo pelo facto acusarem muitas vezes pessoas por serem “agentes estrangeiros”, por exemplo. De certeza que o fazem, por vezes, de forma errada ou exagerada. O que muitos não percebem é a lógica por detrás deste mesmo autoritarismo- constantemente sob ameaça de invasões estrangeiras, a liderança Iraniana tem medo que, como acontece em países como a Venezuela por exemplo, a sua infra-estrutura seja sabotada e o seu desenvolvimento ameaçado.
É mesmo assim notável que um país sob sanções económicas profundas consiga um feito como as refinarias de Pars Janoubi. Rodeado pelo Afeganistão praticamente destruído a Leste, e o Iraque praticamente destruído a Oeste, o Irão continua a desenvolver-se de forma impressionante mesmo face a todas as adversidades.