Decisão de Trump faz com que Bill Gates se Torne no Maior Financiador da OMS

Depois de ter por várias vezes ameaçado a Organização Mundial de Saúde (OMS), que acusa de ter lidado mal com a pandemia do COVID-19, Trump anunciou a 28 de Maio de 2020 que vai efetivamente cortar todo o financiamento do Governo Federal dos Estados Unidos da América à OMS.

Mas o maior financiador desta organização vai continuar a ser dos Estados Unidos da América. Como é possível? Simples. Antes da retirada do apoio financeiro agora anunciado por Trump, o segundo maior financiador não era um outro Estado que não os Estados Unidos da América, mas sim uma fundação, detida por um cidadão do mesmo país- Bill Gates, o segundo homem mais rico do mundo, depois de Jeff Bezos, com um total de 98 Mil Milhões de Dólares, e Bezos tendo “ligeiramente” mais, com 113 Mil Milhões de Dólares.

Homens mais Ricos do Mundo

Vejamos um gráfico, feito pela BBC mas contendo informação fornecida pela própria Organização Mundial de Saúde, com os maiores financiadores da organização nos anos 2018 e 2019. Vemos que a fundação de Bill Gates, a “Bill and Melinda Gates Foundation”, vem em segundo lugar. Com a retirada do financiamento Estatal dos Estados Unidos da América, ficará então, naturalmente, em primeiro lugar.

Financiadores da Organização Mundial de Saúde

Mas não existem certezas que Bill Gates vai permanecer como o segundo maior financiador da OMS. Outros países vão certamente tentar entrar no vácuo deixado pela decisão de Trump- em Abril de 2020, a China já tinha, tendo certamente previsto esta decisão de Trump antecipadamente, prometido doar mais 30 Milhões de Dólares à Organização Mundial de Saúde.

Bill Gates e a Pandemia

Já o interesse de Bill Gates em financiar a OMS, sendo que a sua tendência para tentar beneficiar financeiramente de todas as atividades em que participa é já mundialmente famosa, permanece algo ambíguo, e alvo de todo o tipo de especulação e teorias. Um dos mais brilhantes pesquisadores da sua geração, James Corbett, tem feito uma série documental na qual reúne uma série de elementos fascinantes que podem ajudar a responder à pergunta. A série de vídeos, em Inglês, estão disponíveis aqui:

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s