Precisamos de Teorias de Conspiração, Agora mais do que Nunca

I Love Conspiracy Theories

Aqueles que criticam, muitas vezes de forma arrogante e desonesta, as “teorias da conspiração” e a sua suposta loucura e falta de rigor são muitas vezes eles próprios ainda menos rigorosos e mais ignorantes do que aqueles que tanto gozam e criticam. Vejamos.

Uma teoria é um sistema de ideias que formulamos para podermos compreender o mundo à nossa volta. Uma conspiração é um plano levado a cabo em segredo por duas ou mais pessoas.

Os seres humanos pensam. E os seres humanos muitas vezes agem em segredo.

Ora, uma teoria da conspiração é um sistema de ideias que formulamos para podermos perceber as intenções e ações dos outros, sabendo que todos nós somos capazes de agir de forma pouco ou nada transparente.

Todos temos segredos, todos temos interesses, todos temos planos que só nos, ou os nossos amigos, sabem.

Formular teorias da conspiração é natural e necessário para compreender o mundo complexo que nos rodeia- é tão simple, ou talvez tão complicado, quanto isto.

Como com qualquer teoria, uma teoria da conspiração vai sempre ter componentes de extrapolação e especulação. Depois de formulada, devemos pesquisar e juntar informação para ver se a teoria faz sentido, ou não. Se os factos forem de encontro com a teoria, ela fica comprovada. Se não, deve ser descartada.

Mas negar uma qualquer teoria à partida sem a pesquisar devidamente constitui, no melhor dos casos, um acto de negação compulsiva – no pior dos casos, é pura desonestidade intelectual, ou pior ainda, pode ser uma forma de idiotice e demonstra uma incapacidade de pensar de forma crítica e estruturada.

Acreditar em todas as teorias de conspiração demonstra falta de rigor. Mas não acreditar em nenhuma demonstra ignorância e ingenuidade.

Acreditar em todas, ou em nenhuma, são duas posições igualmente idiotas, igualmente indignas de alguém cujo pensamento é pautado pela genuína procura da verdade.

Este mundo está cheio de conspirações. E é necessário formular teorias para as poder identificar e compreender. E sim, este mundo está cheio de falsas teorias de conspiração, e é necessário pesquisa séria e debate para as podermos combater.

Num mundo cada vez mais pautado pela mentira e segredo, pelas estruturas corporativas obscuras, pelos interesses mafiosos, pela ação política perniciosa, faz todo o sentido, por muito que isso incomode as pseudo-elites intelectuais, formular e pesquisar teorias de conspiração para que possamos compreender o mundo à nossa volta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s